METALÚRGICA CURTI

Cabos Flexíveis de Comando Mecânico

O ano de 1956 é considerado o marco histórico da indústria automobilística no Brasil. Com a posse de Juscelino Kubitschek na Presidência da República foi criado o GEIA (Grupo Executivo da Indústria Automobilística) sob o comando de Lúcio Meira, Ministro da Viação e Obras Públicas. O GEIA foi o responsável pela viabilização e implantação definitiva da indústria automotiva.

Nesse mesmo ano, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ocorreu a inauguração da primeira fábrica de caminhões com motor Mercedes Benz de fabricação nacional.

Fundada logo no início de 1960, portanto simultaneamente com toda a cadeia produtiva da indústria automotiva, fruto da visão de futuro de um grupo de jovens empreendedores, a Metalúrgica Brasac Ltda., nome de batismo da empresa, iniciou a produção de cabos flexíveis de comando mecânico para automóveis, contribuindo de maneira definitiva para o crescimento da produção genuinamente nacional e para a criação das bases sólidas do setor, que faz parte do maior parque industrial da América Latina e um dos maiores do mundo. Um ano depois, em fevereiro de 1961, foi adotada a denominação Metalúrgica Curti Ltda.

Com o constante crescimento do setor e o aumento da demanda, a Curti passou a incorporar em seu catálogo de produtos cabos para tratores rodoviários e agrícolas, empilhadeiras, guindastes, enfim, toda uma gama de veículos pesados. tornou fornecedora de praticamente todas as principais empresas do país, um claro reconhecimento da qualidade de seus produtos, afinal as exigências técnicas são sempre muito rígidas.

Nesse mesmo período, sempre focada no desenvolvimento de novos produtos e tendo o pioneirismo como uma de suas marcas registradas, a Curti desenhou e lançou uma família completa de cabos náuticos, um nicho até então dominado apenas pelos cabos importados. O lançamento representa um grande sucesso até hoje, o que mostra que a mesma aceitação em relação aos cabos destinados à linha de veículos terrestres se estendeu também para os veículos aquáticos.

A construção de uma marca forte e muito conceituada ao longo dos mais de cinquenta anos de existência, que representa para os seus clientes a certeza de um produto com extrema qualidade e, por conseguinte sinônimo de durabilidade, é resultado de vários fatores: constantes investimentos, incluindo a engenharia de maquinário próprio, a criação e o domínio de novos processos produtivos, o uso de matérias-primas de fornecedores certificados, o controle absoluto de todas as fases de produção, a adoção de rígidas regras de inspeção e atendimentos pré e pós-venda diferenciados.

Atualmente são milhares de modelos disponibilizados no mercado para os mais diversos tipos de veículos, equipamentos e máquinas, fabricados por meio de amostras ou desenhos, ainda que se destinem a importados, além da capacidade de desenvolver novos produtos de acordo com as especificações do cliente.

O principal objetivo da Curti é estreitar a parceria com os seus clientes, buscando sempre aprimorar-se através da aplicação dos princípios da melhoria contínua, de acordo com o que estabelece a sua Política da Qualidade.

Benedito Leme
Fundador